Você está visitando de onde?

terça-feira, 6 de abril de 2010

Dança, Música e Ritmos - II

Anteriormente, falei sobre um pouco da história da dança, de como ela era diferente do que costumamos ver agora e pincelei sobre o início da era da dança a dois. Nossos precursores foram, como já disse antes, o Tango e a Valsa, obviamente, tribos e povos de outras nacionalidade, classes e culturas completamente diferentes não conheciam essas danças, então eles usavam de danças ritualísticas para se divertirem ou até mesmo para esquecer do momento e da vida árdua que levavam. Um bom exemplo disso foram nossos conterrâneos africanos que foram ludibriados e trazidos para o Brasil na época das colonizações. A partir deles e seu sangue quente, além, é claro, de sua sensualidade nata, a qual não passava desapercebida pelos senhores feudais, lhes favoreceram a criar inúmeras formas de arte e expressão, que originaram principalmente nossos mundialmente conhecidos Samba e Capoeira, e na America Central eles criaram a Rumba, só pra citar alguns mais conhecidos.
E aqui paro para duas observações:



1º - Errôneamente, muitos acham que a Rumba é um derivado da Salsa, originários de Porto Rico, quando na realidade, foi o inverso, a Rumba foi quem deu a luz, por assim dizer, à Salsa;












2º - Muitos já entendem isso melhor, porém, para os que ainda não sabem, a Capoeira, antes de virar arte marcial, foi criada como forma de dança, e isso tanto é uma verdade incondicional, como em todas as rodas de Capoeira quem passa por perto ouve aquele som característico que as vezes é acompanhado pelos tocadores com suas vozes a fim de estimular o desempenho dos dançarinos/lutadores.




Para fechar, um fato também interessante, na época das grandes sociedades européias, onde o clero predominava, somente pessoas da corte podiam exercitar a dança por se achar uma prática que denotava nobreza e refinamento, portanto era proibido para as classes do povo em geral.
No entanto os professores de dança que ensinavam ao clero sua dança faziam parte justamente da maioria "não clero" das pessoas. Irônico, não?
E foi justamente ao perceberem isso, que muitos anos depois, foi-se permitido à burguesia conhecer essa bela arte.
Em breve voltarei para falar sobre o Tango e suas origens. Até lá!

2 comentários:

  1. MUITO LEGAL, RUMBA "MÃE" DA SALSA, ASSIM POSSO APRENDER A DANÇAR OS DOIS, BJ

    ResponderExcluir
  2. heheh verdade, embora seja mais fácil dançar a salsa do que a rumba!!

    ResponderExcluir