Você está visitando de onde?

sábado, 5 de junho de 2010

Dança, Música e Ritmos - V

Após muito tempo, diga-se de passagem, realmente faz um tempão que não posto aqui, retorno para lhes falar sobre dança, ou melhor dizendo, sobre dançar em si. A prática ou o ato de dançar, consiste em escolher um(a) parceiro(a), ir para o salão e se deixar levar pelo ritmo da música. Certo?
ERRADO!! E MUITO!!!!
Dançar consiste num ritual de educação acima de tudo, cortesia, sedução, charme e obviamente, técnica.
Em primeiro lugar, quando chamamos uma pessoa para dançar, antes de mais nada, devemos nos ater ao maior dos detalhes: a pessoa está só na mesa?? ou está acompanhada?? são um casal??
Bem, vou direto a última opção devido ao fato dela englobar as demais. Então vamos supor no lugar de um cavalheiro que vai tirar uma dama para dançar e a vê sentada a uma mesa acompanhada de alguém. Mas você só quer uma dança, pois a viu bailar momentos antes, ou simplesmente julgou pelo se portar, se vestir, que aquela mulher sabe ou quer dançar.
Deve-se sempre respeitar o território dos outros antes de adentrá-lo, por isso a ética nos pede para cumprimentar o parceiro da dama em questão e perguntar se ele pode ceder a atenção dela por alguns instantes.
Será um sim ou não. Bem óbvio!!
Vamos supor um sim, então você a cumprimenta formalmente e a pede oferecendo-lhe a mão como um convite.
E a leva calmamente para o centro do salão, não importando se a música já começou ou não.
Ao chegarem a salão, abrace a dama com sutileza, sendo ao mesmo tempo carinhoso e aconchegante, pois deve-se inspirar confiança. Ouça a mésica e faça-a se sentir embalada pelo ritmo acolhedor, para enfim, iniciar o bailar.
Aí chegamos noutra parte crucial. O não esbarrar nos outros casais. Como fazê-lo. Simples. Note que você está de frente para sua parceira e vice-versa. Então vocês conseguirão visualizar as costas um do outro para saber se alguém irá esbarrar em qualquer ângulo. E claro dançar seguindo sempre a ronda.
Opa!! Ronda. O que seria isso?? É dançar ao redor do salão, no sentido anti-horário para que o fluxo dos casais não pare tornando assim, o ambiente belo e prazeroso que costumamos ver em filmes, novelas e outros meios de comunicação afins.
Terminou a música, mas não o seu comprometimento, leve a dama até seus assentos e devolva-a ao seu acompanhante para que ele sinta-se respeitado, afinal não queremos causar problemas. Apenas queremos dançar uma boa música!!
Vejo vocês em breve.

2 comentários: