Você está visitando de onde?

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dança, Música e Ritmos - VI

Novamente estive ausente por algum tempo, por causa de trabalho, O que é bom pro cérebro se manter ativo e ocupado. Bem, antes de mais nada como vão vocês?? Tudo bem? A Copa acabou, o Brasil perdeu e a vida continua, afinal quem vive de passado é museu, ou sites e blogs kkkk.
Hoje, volto a falar de danças, mais especificamente, da Dança dos Famosos.
O que posso dizer, é um sucesso de audiência. Verdade. Faz com que as pessoas enxerguem melhor que dança não é algo para a terceira idade. Fato. Ajuda as pessoas a procurarem aulas e academias de dança. Com certeza.
No entanto, uma moeda tem tem dois lados. E nesse caso também. O que acontece? Bem é verdade que a procura por aulas aumentou relativamente. Só que na mesma proporção que as "aulas de dança e professores".
O que era pra causar um aumento na qualidade causou um déficit de público em locais certos, onde pessoas que tem o real conhecimento e experiência sobre o assunto, realmente lhe ensinam a dançar, o que é bem diferente do que encontramos por aí. O fato é que pululam aulinhas de pessoas que se dizem professores e nem bons dançarinos são. Não digo que é a grande maioria, mas pelo menos uns 45% e é um número que tende a aumentar de pessoas que aprendem dois ou três passinhos e se dizem professores de dança. Quando não misturam ritmos, o que acontece com muitos grupos de dança que acompanham renomados cantores ou conjuntos musicais, mas isso é outra história.
O maior problema não é só esse. É o fato de que ao se assistir ao programa você tem a sensação de que é fácil de aprender e que bastam algumas aulas para sair arrastando os pés pelo salão e fazendo todas aquelas peripécias acrobáticas que vemos serem feitas no programa do Faustão. E quando nos deparamos na prática com o que é aprender a dançar, que precisa-se de equilíbrio, postura, coordenação motora, ouvido musical (alguns chamam de feeling) e sintonia com seu/sua parceiro/a para que surja uma bela perfórmance e que deleitem aqueles que os assistem. E quando digo assistir, não precisa ser um programa de tv, ou um show de apresentação. Eu me refiro a um simples baile, onde aquele casal está dançandono seu mundo particular sem tentar chamar atenção, apenas voltado à sua compania e à música que os entretêm durante parcos minutos que parecem se tornar horas do mais puro contato íntimo, da mais pura sintonia a dois, do mais gostoso e prazeroso abraço, o que nada tem a ver com sexualidade que é algo diferente. Ao dançar, deve-se esquecer de certo modo da sexualidade oposta para não perder o efeito do momento. É como se fossem dois anjos assexuais que estão num momento solene no qual nenhum dos dois pretende nada além do instante em que estão ali, juntos.
Esse é na minha opinião o maior de todos os defeitos do Programa Dança do Famosos apresentado no Domingão do Faustão na Rede Globo de Televisão. Quadro que também existia no SBT, mas deixou de existir talvez por não aguentar a concorrência.
No mais, vamos dançar.

Um comentário: