Você está visitando de onde?

domingo, 17 de outubro de 2010

Dicas de Informática - III

Bem, cá estou novamente para lhes ajudar mais um pouco com esse complexo mundo da Informática.E hoje irei falar dos dispositivos portáteis ou pelo menos de alguns deles:
Comecemos com algo mais antiquado mas que foi muito utilizado até meados de 2000, pois depois foi sendo substituído por tecnologias melhores. Estou falando dos Disquetes:

Eles já tiveram inúmeros formatos e suas capacidade iam desde 80KB até 5,76MB. Hoje isso equivale a uma música, no entanto na época os arquivos tinham o formato muito diminuto e 5,76MB (Megabytes) era um valor muito grande. Mas como toda tecnologia foi se tornando cada vez menos utilizada com o surgimento dos Zip Drivers:



Lembrando muito o formato dos Disquetes, os Zip Drivers, também conhecidos como Zip Disks foram superiores quanto a capacidade do seu antecessor podendo carregar de 100 até 750MB, melhorando e muito, a qualidade de transferência de dados.
Com o surgimento de dispositivos cada vez mais portáteis, surgiu também a necessidade de se criar discos menores, o que levou aos cartões de memória:
Essa nova onda surgiu e acompanha-nos até hoje em câmeras fotográficas, filmadoras e consoles de videogames e seus padrões são incrivelmente extensos. Variam de aproximadamente 128KB a valores bem superiores como 8GB, embora provavelmente existam valores maiores. Agora a tecnologia que realmente suplantou os Disquetes e os Zip Drivers foi o CD-R:
Esse realmente acabou com a necessidade dos anteriores criando novos padrões de armazenamento, com capacidade de 700MB, o qual teve seu descendente pouco tempo depois. O CD-RW:
Basicamente é a mesma coisa, diferenciando-se que este possui a capacidade de gravar e regravar, apagando os dados anteriormente escritos nele. Daí o nome RW(Rewritable - Reescrevível) enquanto seu predecessor era o R(Recordable - Regravável), mas a tecnologia não parou e logo criou mais um na família, o DVD-R:
Também possuindo as capacidades de gravação e regravação do seu predecessor o DVD veio com um padrão de armazenamento bem acima da média, desde 1,4GB até louváveis 17GB levando em consideração as suas variedades que são muitas.
Voltando aos portáteis, tivemos também o surgimento de algo praticamente indispensável nos dias de hoje os Flash Drivers, também conhecidos como Pen Drivers:
Na época em que foi lançado, em 2000, os Disquetes ainda estavam em uso, porém foram sobrepujados em tamanho pois o Pendrive surgiu com capacidade de 8MB, nada, se compararmos com seus padrões atuaisque já alcançam a casa dos 256GB, podendo carregar praticamente qualquer tipo de arquivo ou programa.
E claro, como não poderia deixar de mencionar, temos a nova geração que está aos poucos substituindo o uso dos CDs e DVDs. O Blu-Ray:
Essa belezinha ainda pouco conhecida pelos brasileiros tem suas capacidades variando de modestos 7,5GB até incríveis 100GB de armazenamento que são utilizadas atualmente para filmes em Alta definição.
O nome Blu-Ray deriva de Blue Ray que quer dizer Raio Azul, pois utiliza em seu armazenamento de dados de um feixe de luz azul violeta que escreve os dados na mídia.
Bem, claro que existem outros tipos de mídias portáteis, mas não necessariamente se encaixam nesse parâmetro, sendo deixadas de fora dessa lista.
Enfim espero ter sido elucidativo o bastante. Qualquer dúvida, basta perguntar. Um abraço e até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário