Você está visitando de onde?

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Livros e Leituras - I

Bem, hoje depois de novamente passar um tempo sem postar pra variar, retorno com essa novidade.
Você por acaso já pegou algum livro pra ler na sua vida??




Se sua resposta for um dos raros "nãos", então não perca mais tempo!! Pegue um livro agora mesmo pra iniciar.
Porque, você me perguntaria. Bem, você com toda certeza já deve ter assistido alguma telenovela, filme ou mesmo seriado, correto??
Pois eles na realidade também são livros criados de forma que nós possamos ver a estória acontecer, sem necessariamente lê-la no papel.
Então qual a necessidade de se pegar um livro se ali tem a mesma coisa?
pois é onde nós nos enganamos de novo.
Na realidade, o que assistimos na tela não passa de uma adaptação do livro em si, ou seja, muitos detalhes do manuscrito nos foram omitidos de forma a ficarmos apenas com a idéia principal.
No entanto dessa forma não ficamos conhecendo muitas vezes, fatos importantíssimos que explicariam melhor certas passagens da tela.
Citarei um exemplo bem atual:
A saga Crepúsculo, adaptada dos livros da autora Stephenie Meyer para as telonas do cinema mundial tem sido a sensação do momento retratando o relacionamento entre uma humana Isabella Swan e um vampiro Edward Cullen. O filme é muito bem transposto para as telas nos passando a sensação do local e de seus personagens. No entanto, várias passagens do livro foram simplesmente suprimidas no filme, o que acontece por exemplo no 3º filme/livro da franquia, chamado Eclipse.
Nesse, acontece de nos ser revelado a origem da raça dos lobisomens e do firmamento do pacto entre eles e os vampiros que dá motivo e explicação a muita coisa na estória.
No entanto, no filme essa explicação foi tão superficial que nos dá a entender que os lobisomens sempre haviam sido lobisomens, o que não ocorre na realidade.
Enfim, o que eu quero dizer com tudo isso é que o livro sempre terá muito mais a nos oferecer do que um filme ou qualquer outra adaptação, porém isso não quer dizer que sejam menos proveitosos, pelo contrário, considere os filmes como uma forma à complementar a informação obtida nos livros, além de ver seus personagens criarem vida nas telas.
Voltarei em breve para falar um pouco sobre essas literaturas.
Até lá

Um comentário: