Você está visitando de onde?

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Natal e Ano Novo!!

Como todos já devem ter percebido chegou fim do ano com suas inúmeras comemorações, entre elas, o Natal e o Ano Novo também conhecido como Reveillón.




No natal temos como costume comemorar o nascimento de Cristo, nos costumes cristãos e a vinda de São Nicolaus, também conhecido como Papai Noel.
Tanto um como o outro não necessariamente fazem parte da mesma data em específico, foram assim organizados afim de abafar o fato que o dia 25 de Dezembro é dia da Comemoração do Solstício de Inverno.
No entanto, por ser uma festa pagã, a Igreja quis fazer com que a data fosse transformada em uma data religiosa e assim o nascimento de Jesus Cristo foi posto nessa data, quando na realidade ele nasceu em outra época, datada em meados de Março. Quanto ao São Nicolau, ou Papai Noel, ele viria na véspera, ou seja, dia 24 de Dezembro.
Mas é claro que o que interessa é justamente a comemoração e a intenção, é claro, afinal, o que desejamos na realidade é apenas algo simples como a felicidade e paz, que hoje em dia são quase uma utopia.
Mas nós não desistimos, não e?



Quanto ao Reveillón, o que dizer?? Bem, pra resumir, basicamente a idéia é a mesma ao redor do globo, sendo comemorada entre a Meia-noite de 31 de Dezembro e a Meia-noite de 1 de Janeiro que em muitos lugares significa a passagem do ano e a esperança de boas novas.
O nome Reveillón vem do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar" e a comemoração tem sua origem na época do império de Júlio César em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.
Enfim, hoje em dia, nós o celebramos com muita festa e champagne entre outras coisas a passagem do ano, inclusive com cerimônias religiosas já profundamente enraizadas na nossa cultura e nas outros povos, como exemplos cito A Missa do Galo comemorada na véspera do Natal nas nações cristãs e ainda o rito das oferendas à Iemanjá que muitos realizam também na virada do ano.
Só pra elucidar, Iyemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iemoja "Iemanjá" ou Yemoja, é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá "Yèyé omo ejá" ("Mãe cujos filhos são peixes"), identificada no jogo do merindilogun pelos odu ejibe e ossá, representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado igba yemanja. Aqui no Brasil, ela é conhecida como a Rainha do Mar.
Enfim, já me prolonguei o suficiente, então desejo a todos ótimas festas não importando o seu credo ou culto popular, e um feliz ano novo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário